O 9º Grupamento Logístico realizou, entre os dias 2 e 4 de maio, um exercício de simulação construtiva com o objetivo de preparar seus quadros para o processo de certificação como módulo especializado da Força de Prontidão (FORPRON), previsto para 2024. O exercício foi proposto pelo Comando Militar do Oeste e teve como finalidade testar esse grande comando diante de diversos problemas logísticos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Teste de capacidades e planejamento de experimentação doutrinária

O sucesso nos exercícios baseou-se na capacidade de realizar estimativas logísticas e elaborar a documentação operacional para o apoio a uma divisão de exército no contexto de uma operação defensiva. Além disso, o exercício serviu ao planejamento da experimentação doutrinária do emprego de um pelotão de operações de terminais de carga.

Desdobramento dos postos de comando e acompanhamento

Com base nos conceitos da nova doutrina da logística militar terrestre, reunidos em manuais de campanha a partir de 2018, foram desdobrados os postos de comando do 9º Grupamento Logístico e de seus batalhões de manutenção, transporte, suprimento e saúde. O exercício contou com o acompanhamento do Comando Logístico e do Comando Militar do Oeste.

article?img id=16586638&t=1683747246665
article?img id=16586639&t=1683747246671
article?img id=16586640&t=1683747246712
article?img id=16586641&t=1683747246753
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).