“A Marinha do Brasil será uma Força moderna, aprestada e motivada, com alto grau de independência tecnológica, de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional, capaz de contribuir para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais, no mar e em águas interiores, em sintonia com os anseios da sociedade” – a visão de futuro da MB estabelecida no Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) requer o emprego de uma Força evoluída tecnologicamente, com grande disponibilidade, capilaridade e equilibrada em seus componentes de superfície, submarino, anfíbio e aéreo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com esse fito, é tarefa primordial da Diretoria de Engenharia Naval (DEN) desenvolver atividades normativas, técnicas e de supervisão em sua área de jurisdição que contribuam para a consecução de soluções autossuficientes, consoantes ao avanço tecnológico, visando ao aprestamento e à operacionalidade dos meios da Força.

Nesse contexto, o direcionamento do esforço e talento de nossa tripulação resultou na condução exitosa das atividades programadas para o último ano, dentre as quais destaco: gerenciamento da construção dos Navios-Patrulha de 500 toneladas da Classe Macaé, atividade que resultou na entrega do NPa Maracanã em 2 de dezembro de 2022 ao Setor Operativo; entrega da 5ª Chata para Transporte de Óleo Combustível (CTOC Atobá), em 23 de novembro de 2022, ao Setor do Abastecimento; conclusão, em 21 de dezembro de 2022, de 1.327 rotinas de manutenção e correspondentes à totalidade de cartões/conjuntos passivos do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico – nesse momento, encontra-se em andamento o atendimento ao Sistema de Manutenção Planejada (SMP) dos Navios Patrulha Maracanã, Macaé e Macau, conforme planejamento definido.

Não obstante, esta Diretoria Especializada tem realizado atendimentos pontuais ao SMP de diversos meios navais, como o Navio Doca Multipropósito Bahia, Navio-Escola Brasil, Navio de Socorro Submarino Guillobel, Navios de Apoio Oceânico Classe Mearim e Fragatas Classe Niterói; gerenciamento das entregas logísticas e assessoria técnica na elaboração do Plano de Apoio Logístico Integrado dos Submarinos Classe Riachuelo; suporte ao Período de Docagem de Rotina do Submarino Tupi por meio de assessoria técnica aos procedimentos de limpeza e recuperação do isolamento do Motor Elétrico Principal (MEP) e retomada do contrato de fornecimento dos seus elementos de bateria; apoio ao Período de Manutenção Geral da Corveta Barroso por meio do gerenciamento do processo de contratação de serviços para modernização do Sistema de Ar Condicionado e de obtenção de Grupos de Osmose Reversa, assessoria técnica para a implantação do Sistema de Proteção Catódica, e da obtenção e entrega, em 8 de março de 2023, de dois novos Motores de Combustão Principal para o navio; realização de inspeções técnicas (estrutural, mecânica e elétrica) para avaliação de postergação de baixa ou extensão do ciclo de vida de meios em diversos Distritos Navais – especificamente, em relação ao Navio Escola Brasil, análise da integridade estrutural do meio com vistas à extensão de sua vida útil por mais quinze anos; elaboração de Pareceres Técnicos Fundamentados (PTF) em apoio a processos de obtenção no exterior; análise técnica da documentação de projeto das Fragatas Classe Tamandaré e participação no processo de transferência de tecnologia do Sistema de Gerenciamento da Plataforma desses meios; análise técnica da documentação de projeto e assessoria ao processo de obtenção do Navio Polar “Almirante Saldanha”; elaboração da Especificação de Aquisição e gerenciamento do processo de obtenção de dois rebocadores de porto destinados à Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM); e supervisão técnica da construção de Embarcações para Transporte de Pessoal-Média (ETP-M).

O fomento à Base Industrial de Defesa (BID), por meio da nacionalização de sistemas, equipamentos e materiais, é importante fator para manutenção da Força aparelhada, operacional e com grande disponibilidade. Nesse sentido, colateralmente às atividades supracitadas, a DEN organiza um cadastro de fabricantes e prestadores de serviços, conduz processos de qualificação de empresas e homologa os seus produtos, promovendo virtuoso ciclo com a indústria nacional.

Assim, nesse momento de celebração do 99º aniversário da criação de nossa Diretoria, registro o valioso apoio da Diretoria-Geral do Material da Marinha, a atuação sinérgica com os Setores Operativo e de Abastecimento, e o trabalho colaborativo com as demais Diretorias Especializadas do Setor do Material, sem os quais o cumprimento de nossas atribuições tornarse-ia muito mais difícil. Aproveito a oportunidade para agradecer àqueles que nos antecederam, na Direção ou na Tripulação, cujo legado de competência inspira permanentemente nossa trajetória.

Por fim, congratulo a tripulação da DEN, homens e mulheres que empenham talento e inteligência cotidianamente no exercício de suas funções. Ressalto a minha confiança no comprometimento de todos no cumprimento de nossa missão e exorto para que o natural entusiasmo, a constante busca do conhecimento e a habitual dedicação ao serviço sobrevenham no encalço dos melhores resultados em nossas atividades. Nosso trabalho é complexo e multifacetado, mas os êxitos alcançados mostram que a navegação segue o traçado do rumo planejado.

Parabéns Diretoria de Engenharia Naval!
Viva a Marinha!

FLÁVIO ANTOUN NETTO
Contra-Almirante (EN)
Diretor

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).