No último dia 23 de agosto, a capital brasileira tornou-se palco de uma comemoração notável. O Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) celebrou 25 anos de sua fundação. A cerimônia, marcada por uma formatura especial, foi liderada pelo General de Exército Achilles Furlan Neto, que chefia o Departamento de Ciência e Tecnologia. O evento também foi abrilhantado pela presença de várias autoridades, tanto militares quanto civis, além de ex-membros e veteranos que fizeram parte da trajetória do CITEx.

Reconhecimento e Gratidão

imagem 2023 08 31 061219200

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para marcar a importância da data, durante a solenidade foram entregues Diplomas de “Amigo do CITEx”. Estes diplomas são uma forma de agradecer e honrar militares, autoridades civis e colaboradores que de alguma forma contribuíram para o sucesso e crescimento do Centro ao longo dos anos. É uma maneira de ressaltar a importância da parceria e da colaboração de todos na missão do CITEx.

A Missão do CITEx e Seu Impacto no Brasil

imagem 2023 08 31 061241181

A liderança do General de Brigada Barbosa, Chefe do CITEx, foi vital para o crescimento e consolidação do Centro. Em suas palavras durante o evento, ele salientou o importante papel histórico que o CITEx tem desempenhado. O Centro é encarregado de fornecer e manter toda a estrutura de telemática para as organizações militares do Exército Brasileiro. Isso não é uma tarefa pequena, principalmente quando consideramos a necessidade de proteger essa estrutura contra ataques externos. Além desses desafios, o CITEx também coordena projetos que têm um impacto direto na vida das pessoas. Um deles é o Programa Amazônia Conectada (PAC), que busca levar conectividade a comunidades distantes no Amazonas, por meio da instalação de fibras ópticas nos rios. Esse projeto já beneficiou mais de 1,5 milhão de brasileiros, mostrando que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social.

Uma Jornada de Sucesso e Compromisso

imagem 2023 08 31 061307706

O evento foi encerrado em clima de confraternização, reunindo todos os membros da organização militar, autoridades e convidados. O aniversário do CITEx é mais do que uma simples celebração de uma data. É o reconhecimento de uma trajetória marcada por inovação, dedicação e um compromisso incansável com a evolução tecnológica e o bem-estar dos brasileiros.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).