Macapá (AP) – A 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, a mais jovem unidade do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental completou 5 anos de criação no dia 29 de novembro de 2022. A cerimônia comemorativa aconteceu na noite de 2 de dezembro, no pátio da Brigada Foz do Amazonas, na Guarnição de Macapá-AP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante MIlitar do Norte (Cmt Mil N), acompanhado do General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante da 8ª Região Militar (Cmt da 8ª RM), foram recebidos com honras pela Guarda Pretoriana e recepcionados pelo Comandante da Brigada, General João Roberto Albim Gobert Damasceno. A noite de celebração também contou com a presença do General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, primeiro Cmt Mil N e do General de Divisão Antonio César Alves Rocha, primeiro Ch EM do CMN.

O primeiro Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General de Divisão Luiz Gonzaga Viana Filho, atual Chefe do Centro de Inteligência do Exército, acompanhado do General de Brigada Alexandre Ribeiro de Mendonça, Chefe da Assessoria de Inteligência de Defesa do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, receberam as honras da guarda pretoriana.

A formatura foi presidida pelo General Costa Neves, que destacou a importância estratégica da criação da Brigada e parabenizou a todos que fizeram e fazem parte dessa história. O evento contou com a presença de convidados civis e militares, e pessoas agraciadas com o Diploma de Amigo da Brigada. O Diploma Amigo da Brigada destina-se a personalidades e instituições que, por suas ações, iniciativas e desprendimento, contribuem ou contribuíram para o cumprimento das missões da 22ª Bda Inf Sl.

A Canção da Brigada Foz do Amazonas foi entoada pela primeira com todos os presentes, com a tropa vibrante e disciplinada.

Fonte: 22ª Brigada de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).