Ultimamente muitos conhecidos tem sido vítimas do roubo ou furto de iPhone, e mesmo o aparelho com senha, Touch ID ou Face ID, casos de prejuízos diversos por acessos indevidos tem sido frequentes. Desvio de valores das contas bancárias, roubo das redes sociais e mudança das senhas do iCloud e e-mails no aparelho tem sido recorrentes ocorrer.
Uma alternativa para aumentar a segurança e prevenir imprevistos, utilizo a função Tempo de Uso, que limita os acessos a aplicativos por um tempo configurável. Essa função foi originalmente criada para que o usuário perca o vício de certos aplicativos, mas aqui no Brasil nasceu um novo uso para ele.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Costumo deixar aplicativos dos bancos, iMessage, Whatsapp e e-mails bloqueados quando na rua (ou ambientes de risco). Recomendo também a utilização de senha PIN no chip, pois muitos serviços quando se solicita a recuperação de senha, a empresa envia um SMS para o número cadastrado, e mesmo com o iPhone bloqueado, é só colocar o chip em outro aparelho para receber o SMS com os códigos e alterar a senha do aplicativo e conseguir o acesso.
Quando estou em casa ou no escritório (ambientes seguros), deixo a função desativada. Mas quando estou na rua, dificulto ao máximo o acesso as informações do aparelho, bloqueando com senha acesso aos aplicativos que considero sensíveis.
Vamos começar o passo a passo da configuração:
Para adicionar uma camada extra de proteção recomendo bloquear esses itens também:
Concluída todas fases acima, os aplicativos vão aparecer com essa aparência na tela:
Essa função pode ser utilizada também caso queira gerenciar o tempo de uso de aplicativos pelos filhos.
Fonte: DCiber.org