Nuclear Communication 2023 debate a importância da comunicação no setor nuclear brasileiro

Rosana Soares (à esquerda) participou do painel Fake News e Gestão de Crise no Nuclear

O evento Nuclear Communication 2023, promovido pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), ocorreu no auditório da Fecomércio-RJ, no Rio de Janeiro, e reuniu profissionais e jornalistas do setor nuclear. O encontro teve como objetivo discutir o papel estratégico da comunicação na desmistificação e impulsionamento da tecnologia nuclear no Brasil.

Comunicação eficaz e colaborativa

Durante a abertura do evento, Celso Cunha, presidente da ABDAN, enfatizou a necessidade de comunicação integrada entre as organizações do setor e os meios de comunicação. Denise Luna, jornalista experiente no setor, destacou a importância de divulgar os benefícios da energia nuclear, não apenas na geração de energia, mas também em outras aplicações, como conservação de alimentos e tratamento de doenças.

Gestão de crise e engajamento social

A INB esteve presente em dois painéis do evento, abordando temas como gestão de crise e engajamento social. Rosana Soares, gerente de Comunicação Institucional, compartilhou a estratégia de comunicação adotada durante a crise da Barragem de Rejeitos de Caldas. Jane Dantas, coordenadora Regional de Comunicação, apresentou atividades de comunicação realizadas em Caetité/BA, como o programa de rádio Radioatividades e o Espaço INB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).