No dia 27 de outubro, no auditório da Secretaria de Economia e Finanças, foi realizado o 1º Seminário de Precificação do Exército Brasileiro, sob coordenação da Diretoria de Contabilidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade teve por objetivo caracterizar a importância da precificação de contratos complexos, especialmente da necessidade de parametrização das rubricas que compõem as Bonificações e Despesas Indiretas (BDI) no âmbito das contratações de defesa; e promover debates envolvendo as Forças Armadas, Ministério da Defesa e o Tribunal de Contas da União sobre o tema.

O seminário contou com a colaboração do Tribunal de Contas da União (TCU), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Ministério da Defesa (MD) e da Marinha do Brasil (MB).

O evento foi presidido pelo Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Sérgio da Costa Negraes, e contou com a participação do Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, General de Divisão Eugenio Eneias Camilo; do Diretor de Sistemas e Material de Emprego Militar do DCT, General de Divisão Alan Denilson Lima Costa; do Contra Almirante Hermamm Iberê Santos Boehmer Junior, da Marinha do Brasil; do Chefe do Centro de Pagamento do Exército, General de Brigada Othilio Fraga Neto; do Diretor de Gestão Orçamentária, General de Brigada Adelson Robbi;  do Diretor de Contabilidade, General de Brigada Guilherme Louro Braga; do Gerente do Projeto Guarani, General de Brigada R1 Edson Henrique Ramires; e do Brigadeiro do Ar José Lopes Fernandes, da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Secretaria de Economia e Finanças
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).