No período de 04 a 12 de novembro, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Montese executou o Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável do Comando Militar do Leste em 2021, regulado pelo Comando da 1ª Região Militar (1ª RM)

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cinquenta reservistas, entre tenentes, sargentos, cabos e soldados participaram do exercício, com o objetivo de mobilizar integrantes recém-saídos do serviço ativo do Exército Brasileiro, simulando o que pode ocorrer em caso de situação de acionamento real da tropa. Os reservistas passaram por revisão das instruções do período básico e específico durante oito dias de internato.

As atividades do adestramento incluem a realização de treinamento físico militar, instruções práticas, teóricas e ainda tiro real diurno e noturno, realizado no Campo de Instruções de Gericinó.

No dia oito de novembro, o Comandante da 1ª RM, General de Divisão Luiz Fernando Estorilho Baganha, visitou o Exercício e participou do apronto operacional da tropa.

Nos dias 9 e 10, os reservistas realizaram exercício de tiro real diurno e iluminativo no Campo de Instrução de Gericinó. Na ocasião, o General de Brigada Sibinel também acompanhou a atividade junto com o Comandante do 11º GAC, Tenente-Coronel João Felippe Alves Ribeiro Galvão, e cumprimentou o Grupo pela qualidade da execução da tarefa.

No dia 12 de novembro, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Montese conduziu a cerimônia de encerramento do Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável do Comando Militar do Leste em 2021. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel. Todos os reservistas receberam diploma de participação no Exercício. Quatro participantes foram escolhidos destaque e agraciados na formatura: Primeiro-Tenente Ueslei, Terceiro-Sargento Josué Souza, Cabo Menezes e Soldado Lourenço.

“Fazemos parte da mesma família verde-oliva. Comungamos dos mesmos valores e da mesma crença. É uma satisfação tremenda tê-los de volta”, afirmou o General de Brigada Sibinel, destacando ainda a vibração dos reservistas durante a tarefa.

Fonte: 1ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).