Tefé (AM) – No dia 17 de janeiro de 2023, foi desencadeada a Operação Japurá, cumprindo determinação do Comandante Militar da Amazônia para a criação do Comando de Fronteira Japurá.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 3° Pelotão Especial de Fronteira, localizado em Vila Bittencourt, mudará sua subordinação do Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) para o 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17°BIS). Essa mudança permitirá que o 17°BIS coordene e planeje, em melhores condições, a proteção e o monitoramento da faixa de fronteira, contra os ilícitos transnacionais e crimes ambientais, aumentando a consciência situacional dos comandantes em todos os níveis.

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, segue atuante nas ações de Defesa Externa e vigilancia na faixa de fronteira da nossa Amazônia, contribuindo para a manutenção da integridade territorial e sobrepujando as adversidades para cumprir sua missão constitucional de zelar pela nossa soberania.

Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).