Com o intuito de fomentar transações comerciais e fortalecer a parceria no âmbito da Base Industrial de Defesa (BID), o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), promoveu o I Diálogo de Indústria da Defesa entre Brasil e África do Sul. O webinar ocorreu na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor de Financiamentos e Economia de Defesa, da SEPROD, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, destacou a importância da BID na soberania nacional. “Os equipamentos militares são de grande relevância para a proteção da Nação, por serem altamente tecnológicos. Por isso, é imprescindível investir nesses projetos. Eles, também, proporcionam positivas repercussões à indústria, pois contribuem com a economia do País, geram empregos e avanços tecnológicos”, pontuou.

A iniciativa desse encontro é mais um passo para intensificar as relações entre os países, que já contam com o Acordo de Cooperação em matéria de Defesa, em vigor desde 2013. “A parceria entre o Brasil e a África do Sul possui um histórico importante em projetos relevantes que fortalecem a BID”, finalizou.

Entre os participantes do encontro, pelo Ministério da Defesa, estavam o Diretor do Departamento de Promoção Comercial da Pasta, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha; o Superintendente de Obtenção e Gestão de Programas da Marinha, Contra-Almirante Hermann Iberê Santos Boehmer Junior; o Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araujo; e o Chefe da Assessoria de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do Comando Logístico do Exército, General de Brigada André Luiz Santos da Silva. Esteve ainda o Diretor-Presidente da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, além de representantes das Embaixadas e das Associações de Indústrias de Defesa.

Alexandre Manfrim-2.jpg

Pela África do Sul, participaram o Secretário de Defesa Diretor-Geral AMB, G.S Kudjoe; o Diretor de Desenvolvimento de Tecnologia (DMD), General de Brigada A Barends; o Chefe de Pessoal (Formação de Infantaria SA), General de Brigada N.A Nthejana; o Diretor de Diplomacia Marítima e Estratégia, Almirante M.J Josias; o Diretor de Suporte Técnico e Serviços, General de Brigada C.M Make; entre outros.

Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).