O último sábado (23) foi marcado por um espetáculo náutico que atraiu os olhares de entusiastas da vela de todo o mundo. Estamos falando da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), que teve sua largada na vibrante capital pernambucana. Com a participação de 88 veleiros, incluindo embarcações da Argentina e da África do Sul, este evento, organizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, celebrou sua 34ª edição com o apoio inestimável da Marinha do Brasil (MB). E, para abrilhantar ainda mais a abertura, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” e a Banda da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco fizeram uma apresentação memorável no Marco Zero.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A corrida pelo prestigiado troféu Fita Azul

imagem 2023 09 27 052111575
Imagem: Tiago Baracho

A Refeno não é apenas uma regata. Ela é considerada a maior regata oceânica do Brasil e tem uma rica história que remonta a 1986. Ano após ano, velejadores de diversas nacionalidades se reúnem para competir e conquistar o desejado troféu Fita Azul. Nesta edição, a embarcação “Adrenalina Pura”, comandada pelo habilidoso Guga Peixoto, foi a primeira a cruzar a linha de chegada após percorrer as 300 milhas náuticas (aproximadamente 560 km) em um tempo impressionante de 24 horas, 21 minutos e 47 segundos.

Segurança em primeiro lugar

imagem 2023 09 27 052143635
Imagem: Tiago Baracho

A segurança dos participantes é uma prioridade para os organizadores da Refeno. Para garantir que tudo corresse bem, a Marinha do Brasil empregou o Navio-Patrulha “Macau”, que realizou patrulhas durante toda a regata. Além disso, equipes de inspeção naval da Capitania dos Portos de Pernambuco vistoriaram todas as embarcações e promoveram uma palestra sobre o aplicativo NAVSEG, uma ferramenta desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo para reforçar a segurança na navegação em todo o Brasil. Mas nem tudo foi tranquilo: o Navio-Patrulha “Macau” teve que realizar um resgate. O velejador Ronaldo Barroca de Moraes, de 70 anos, enfrentou problemas em sua embarcação e foi prontamente socorrido pelos militares, recebendo os cuidados médicos necessários a bordo.

Fernando de Noronha: o destino final

imagem 2023 09 27 052209658
Imagem: Tiago Baracho

O arquipélago de Fernando de Noronha não é apenas o ponto de chegada da Refeno, mas também um local de rica história e beleza natural. Descoberto em 1503, o arquipélago foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil e, atualmente, é um dos destinos turísticos mais cobiçados do país. Com 21 ilhas e uma população de aproximadamente 3.140 habitantes, Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso que encanta a todos que têm a oportunidade de visitá-lo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).