A cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, com imposição da Medalha Mérito Tamandaré, foi realizada nesta segunda-feira (13/12) no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília (DF). O Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, presidiu a cerimônia, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dentre outras autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21121315131601407

Durante a solenidade, o Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) foi uma das Instituições agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré, tendo sido condecorados também o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Comando do Material de Fuzileiros Navais e o Centro de Inteligência do Exército, além de autoridades e personalidades civis e militares.

No evento, o Comandante da Marinha cumprimentou todos os honrados com a Medalha Mérito Tamandaré. “Continuaremos juntos no mesmo ‘Barco’, seguindo como disseminadores das belas tradições da Marinha do Brasil e da importância da ‘Amazônia Azul’ para a soberania e a prosperidade de nosso País e de todos os brasileiros”, frisou o Almirante.

i21121315131704304Na oportunidade, o Chefe do GABAER, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, expressou o seu agradecimento e o orgulho em receber a homenagem. “Essa distinta condecoração do Comando da Marinha reforça todos os laços entre as três Forças Armadas, a nossa interoperabilidade, fraternidade e grande vocação de trabalharmos sempre juntos, na certeza de que assim seremos mais fortes”, destacou o Oficial-General.

No evento, reverenciando o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, foram executados, sequencialmente, o exórdio do Patrono da Marinha e uma salva de 19 tiros.

i21121315132709779Medalha Mérito Tamandaré

A Medalha Mérito Tamandaré, criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).