Formatura da Turma I/2023 de Marinheiros- Recrutas na BNA

No dia 6 de junho, uma cerimônia especial ocorreu na Base Naval de Aratu (BNA). O evento marcou a formatura da Turma I/2023 de Marinheiros-Recrutas, representando a conclusão do Estágio de Instrução e Adaptação do Serviço Militar Obrigatório. Este estágio foi realizado na Escola de Formação de Reservistas Navais da BNA, que se encontra na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia contou com a presença de importantes figuras militares, incluindo o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, e o Comandante da BNA, Capitão de Mar e Guerra Fernando Ataide de Melo. Além destes, outros titulares das Organizações Militares sediadas em Salvador e Aratu também prestigiaram o evento.

Instrução Militar e Princípios Fundamentais

Durante três intensos meses, os 169 alunos participantes receberam Instrução Militar alicerçada nos princípios de Hierarquia e Disciplina. Estes princípios são fundamentais para o serviço militar, sendo a base do comportamento e da conduta esperada dos marinheiros recrutas.

Ao longo do estágio, os recrutas participaram de diversas atividades que lhes permitiram entender melhor as atividades operativas da instituição. Entre essas atividades, destaca-se o embarque nos navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, que proporcionou uma experiência real do trabalho no mar.

O Futuro dos Novos Marinheiros

Com a conclusão do estágio de Instrução e Adaptação, os marinheiros recrutas da Turma I/2023 estão prontos para enfrentar os desafios que a carreira militar trará. Os ensinamentos adquiridos na Base Naval de Aratu certamente servirão como alicerce para a jornada que se inicia. A Marinha Brasileira tem orgulho de acolher estes novos membros em suas fileiras, e espera que eles representem a instituição com dedicação, honra e disciplina.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).