Getty Images

Oficial iraniano diz que seus cientistas excederam a produção esperada de urânio enriquecido.

O Irã disse na quinta-feira que planeja instalar 1.000 novas centrífugas na instalação nuclear de Natanz dentro de três meses e que seus cientistas excederam as metas anteriores de enriquecimento de urânio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, fez o anúncio sobre as centrífugas enquanto o presidente do Parlamento, Mohammad Bagher Qalibaf, visitava a instalação nuclear de Fordo, um local subterrâneo perto da cidade de Qom.

centrifugas
Foto divulgada em 5 de novembro de 2019 pela Organização de Energia Atômica do Irã, mostra máquinas centrífugas na instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irã. (Organização de Energia Atômica do Irã, Arquivo)

Qalibaf disse durante a visita que em menos de um mês, os cientistas iranianos produziram mais de 17 quilos (37,5 libras) de urânio enriquecido a 20%. O discurso de Qalibaf e os comentários de Kamalvandi sobre as centrífugas foram transmitidos pela mídia estatal iraniana.

O urânio enriquecido a 20% é um pequeno passo técnico longe do enriquecimento de 90% para armas. As nações ocidentais criticaram a atividade de enriquecimento do Irã e pediram a Teerã que aderisse ao acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais.

O Irã informou que produziria 120 quilogramas (44 libras) de urânio enriquecido a 20% por ano, ou 12 quilogramas por mês em média, então 17 quilogramas excederiam esse cronograma.

O anúncio veio em um momento em que as tensões entre o Irã e os EUA continuam altas, com os principais enviados de cada país travando uma guerra de palavras nos últimos dias.

Fonte e matéria completa: https://www.timesofisrael.com/iran-says-it-will-install-1000-centrifuges-at-nuclear-plant-in-next-3-months/