A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) foi palco de uma manhã regada de homenagens, gratidão e amor na última quinta-feira, 15 de junho. A Turma Esparta, do Curso de Formação de Sargentos, teve a honra de escolher como patrono o Suboficial Severino Teixeira Damasceno, pai do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Também foi agraciado na cerimônia o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior, escolhido como Paraninfo do Esquadrão.

Presença das Autoridades e Palestra Emocionante

blank

Diversas autoridades marcaram presença no evento e puderam prestigiar uma palestra do Comandante da Aeronáutica sobre a trajetória de vida de seu pai, que se dedicou com disciplina, amor e coragem à Força Aérea Brasileira. Emocionado, o Comandante expressou que a homenagem é a mais significativa de sua vida.

O Exemplo de Suboficial Damasceno

Nascido em 10 de setembro de 1925, o Suboficial Severino Teixeira Damasceno ingressou na FAB em 17 de janeiro de 1944. Seu caráter, exemplo e incentivo foram determinantes para que seu filho, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, trilhasse a carreira na FAB e para que hoje pudesse ocupar o cargo de Comandante da Aeronáutica.

Homenagem ao Major-Brigadeiro do Ar Sergio Bastos

Também homenageado, o Major-Brigadeiro do Ar Sergio Bastos manifestou seu sentimento de honra por ter sido escolhido como Paraninfo do Esquadrão. Nascido em 27 de junho de 1968, o Major-Brigadeiro ingressou na FAB em 1º de março de 1986 e exerceu diversas funções em sua trajetória, entre elas, Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

A cerimônia representou um momento de extrema importância para a Turma Esparta, para a EEAR e para a FAB como um todo. As homenagens prestadas ao Suboficial Damasceno e ao Major-Brigadeiro do Ar Sergio Bastos reforçam os valores da Força Aérea Brasileira e servem de inspiração para todos aqueles que fazem parte desta importante instituição.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).