A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) concluiu com sucesso o V Curso de Liderança Estratégica. No período de 2 de maio a 1º de junho de 2023, a escola se tornou um polo de aprendizado e troca de experiências, unindo civis e militares em um mesmo propósito: expandir suas habilidades de liderança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este curso foi criado com a finalidade de conhecer e aplicar conceitos voltados ao estudo de Liderança Militar. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de entender como esses conceitos são aplicados em prática, estendendo sua aplicabilidade até o nível estratégico. Uma discussão crucial abordada durante o curso focou em como os princípios de liderança estudados e aplicados pelo Exército Brasileiro poderiam ser adotados em organizações civis.

Público-alvo diversificado

A participação no curso não foi restrita ao ambiente militar. Acadêmicos, analistas, pesquisadores, professores civis e instrutores, comandantes militares, empresários, funcionários públicos e todos aqueles que têm interesse no tema liderança foram bem-vindos. A proposta foi integrar diferentes visões e experiências, permitindo que todos os participantes aprendessem uns com os outros e ampliassem suas perspectivas sobre liderança estratégica.

Conclusão do Curso e Entrega de Certificados

No encerramento do curso, cerca de 50 alunos, mesclando civis e militares, receberam seus Certificados de Participação das mãos do Comandante da ECEME, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior. A cerimônia de encerramento não apenas marcou a conclusão de um ciclo de aprendizado, mas também simbolizou o compromisso renovado de cada participante em aplicar e disseminar os conhecimentos adquiridos.

Implicações para o futuro

O V Curso de Liderança Estratégica promovido pela ECEME reforça a importância da formação de líderes capazes de navegar os desafios da contemporaneidade, seja no campo militar ou civil. A liderança é um elemento crucial para a gestão eficaz de organizações, e o investimento em sua formação e desenvolvimento é fundamental para o sucesso e a longevidade das instituições. Espera-se que os insights e aprendizados obtidos durante o curso sejam aplicados nas organizações dos participantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e eficiente.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).