O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) promoveu, no dia 26 de maio, uma tradição significativa para os participantes do Curso Especial de Comandos Anfíbios 2023 (C-Esp-ComAnf 2023). Este evento, conhecido como a Marcação de Gorro, é um marco para os 62 Oficiais e Praças que passaram pelos rigorosos testes físicos e de nivelamento técnico, dando-lhes a oportunidade de iniciar um desafio muito aguardado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Tradição da Marcação de Gorro

A Marcação de Gorro é um rito de passagem, simbolizando a adaptação à rotina que os alunos enfrentarão ao longo do curso. Esse evento é realizado nas dependências do CIASC, transcorrendo das 5h às 20h, onde os aprovados são imersos em um dia intenso e exaustivo, antecipando as dificuldades e desafios que virão ao longo do curso.

A Cerimônia de Entrega do Gorro de Selva

foto 1 5

No final deste exaustivo dia, tem início a cerimônia de Marcação de Gorro. Oficiais e Praças Comandos Anfíbios, convidados para prestigiar o evento, oficializam a passagem da condição de candidatos para alunos do curso. Neste momento, entregam a cada novo aluno um Gorro de Selva numerado, um símbolo tangível de sua transição e de sua inclusão na comunidade de Comandos Anfíbios.

Um Rito de Passagem na Marinha Brasileira

A cerimônia de Marcação de Gorro é um lembrete poderoso do compromisso dos alunos com a excelência e a dedicação necessárias para enfrentar os desafios do Curso Especial de Comandos Anfíbios. Representa a passagem para uma nova fase de treinamento, na qual os alunos serão expostos a uma rotina intensa e desafiadora, preparando-os para desempenhar um papel crucial na Marinha Brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).