A cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHELOG), aconteceu na tarde dessa segunda-feira (28/03), no Ministério da Defesa, em Brasília (DF). O Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues transmitiu o cargo ao Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes. A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos.

i223298460509140

Estiveram presentes o Ministro de Estado da Defesa Walter Souza Braga Netto; o Comandante da Marinha do Brasil Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa Marcos Rosas Degaut Pontes; o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia Rafael Pinto Costa; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; Ministros do Superior Tribunal Militar; Autoridades do Poder Executivo; Integrantes do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i223298460201480O General de Exército Laerte fez a leitura da referência elogiosa ao Tenente-Brigadeiro Heraldo, pelo reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na função. “Desde que assumiu o cargo em maio de 2021 prestou assessoramento preciso, oportuno e ponderado ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos relativos à integração e à interoperabilidade logística em prol do emprego conjunto das Forças Armadas, contribuindo sobremaneira para que o EMCFA atingisse o elevado padrão de desempenho”, ressaltou o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo atuou durante dez meses à frente da CHELOG e, agora, despede-se do cargo. “Ao ser designado para Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto estava consciente da responsabilidade do cargo nos assuntos relativos à logística, mobilização, geoinformação, meteorologia militar, aerolevantamento, projetos conjuntos das Forças e coordenação das atividades relacionadas às operações conjuntas. O grande desafio sempre será tornar a realidade melhor que as expectativas, um lugar onde nossa i223298460001885Instituição seja mais próxima e grandiosa. Neste momento de despedida, sinto-me feliz por estar entregando este valioso cargo a uma pessoa tão capacitada e preparada para este desafio”, comentou o Oficia-General, que passa a comandar o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Confira aqui o vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Ronan e Sargento Monica / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).