Em um movimento estratégico significativo para a indústria de defesa global, a Taurus, gigante brasileira do setor de armamentos, e a SCOPA MILITARY INDUSTRIES, liderada pelo Sheikh Mohammad bin Abdulaziz Alajlan, avançam na constituição de uma joint venture potencialmente transformadora. Este encontro, realizado na sede da SCOPA em Riade, Arábia Saudita, no dia 07 de fevereiro de 2024, marca um passo decisivo na expansão dos negócios da Taurus e no fortalecimento da cooperação industrial e de defesa entre o Brasil e o Oriente Médio.

Convergência de Interesses e Planejamento Estratégico

Sob a liderança de Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, e acompanhado por uma equipe de alto nível, incluindo o diretor de Supply Chain, Eduardo Minghelli, e o gerente de Vendas Internacionais, Regis Jacobsen, a reunião com a SCOPA delineou um futuro promissor para ambas as empresas. A presença de executivos-chave da SCOPA, como Fawaz Fahad Alaqeel, CEO do Grupo, e outros vice-presidentes, reforça a seriedade e o comprometimento mútuo em avançar nesta parceria estratégica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Elaboração de um Plano de Negócios e Expectativas de Assinatura

imagem 2024 02 09 095149054

A produtividade e objetividade do encontro resultaram na decisão de desenvolver e apresentar um plano de negócios em 30 dias, com a expectativa de assinar o acordo da joint venture até o final de junho de 2024. Este ritmo acelerado reflete o senso de urgência compartilhado e a visão alinhada entre as partes, com a SCOPA atuando como agente e distribuidora da Taurus na região, explorando oportunidades com forças policiais e militares.

Objetivos da Joint Venture e Alinhamento com Saudi Vision 2030

A joint venture, sujeita à obtenção de todas as autorizações estatutárias e legais necessárias, visa estabelecer uma produção de armas Taurus na Arábia Saudita, com comercialização em toda a região do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo). Este esforço está em perfeita sintonia com os objetivos do projeto Saudi Vision 2030, buscando promover o desenvolvimento econômico e social da região, com ênfase especial na área de defesa.

Apoio Institucional e Presença no World Defense Show 2024

O encontro com o Ministério dos Investimentos da Arábia Saudita (MISA) e a assinatura de um memorando de entendimento com o MISA e a Autoridade Geral das Indústrias Militares (GAMI) sublinham o apoio institucional para esta iniciativa. Além disso, a participação da Taurus como expositora no World Defense Show 2024 reafirma o compromisso da empresa em promover a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do Brasil, impulsionando parcerias estratégicas e explorando futuras oportunidades de negócios.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).