Nesta sexta-feira (20), a Escola Superior de Guerra (ESG) comemora 72 anos. Em celebração à data, ocorreu cerimônia com entrega de medalhas, no campus Rio de Janeiro da Instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, salientou que a ESG “sempre teve papel primordial na evolução dos estudos das soluções dos problemas nacionais”.

Braga Netto ESG.jpg

O titular da Pasta cumprimentou, ainda, os civis e militares que foram agraciados com medalhas durante a solenidade. “Estas comendas simbolizam a criação de laços de comprometimento e o reconhecimento pela relevante colaboração prestada à Defesa Nacional e às Forças Armadas brasileiras”, reiterou.

ESG.jpg

Durante a cerimônia, personalidades e organizações militares foram condecoradas com as honrarias: Ordem do Mérito da Defesa, Medalha do Mérito Naval, Medalha Militar por tempo de serviço e Medalha Marechal Cordeiro de Farias.

O Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, enalteceu os servidores da Instituição. “São homens e mulheres, civis e militares, que entendem a importância do papel da nossa Escola no contexto nacional e doam o melhor de sua capacidade em prol do fortalecimento da Instituição”, disse o Brigadeiro.

BRIG LOURENÇO.jpg

Estiveram presentes o Diretor da ESG Campus Brasília, Vice-Almirante Paulo Renato Rower Santos; o Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o Comandante de Operações Navais e ex-Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; entre outras autoridades.

Fotos: Antonio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).