Google News

Na tarde da sexta-feira (10), integrantes da Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa), do Ministério da Defesa, celebraram a assinatura de três protocolos de intenções com as Federações das Indústrias dos Estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Esse protocolo contribuirá para fortalecer a base científica e tecnológica nacional, em prol da Base Industrial de Defesa (BID).

O primeiro documento firmado foi com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais (SENAI/DRMG). As duas instituições foram representadas pelo Presidente do Conselho Consultivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI), Ailton Ricaldoni Lobo. Ele enfatizou que o protocolo é um marco para o futuro da tecnologia em Minas Gerais e no Brasil. “Entendemos que o fator diferencial de agregação de poder de uma nação está, hoje, ancorado na vertente de inovação e de tecnologia, seja na área da Defesa ou de desenvolvimento. Dessa forma, a parceria que, aqui, nos reúne proporcionará uma aceleração do processo de inovação”, salientou Ailton.

O segundo protocolo assinado foi com o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro (SESI-RJ) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Estado do Rio de Janeiro (SENAI-RJ), representado pelo Diretor Regional do SENAI-RJ, Alexandre dos Reis. Ele destacou que, “com esse protocolo, a indústria vem para ajudar no desenvolvimento da Defesa. O desafio e a responsabilidade são grandes para o Estado do Rio de Janeiro e para o SENAI”.

O último protocolo foi assinado com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Rio Grande do Sul (SENAI-RS). O vice-presidente da FIERGS, José Agnelo Seger, frisou que o objetivo de assinatura do protocolo é fortalecer o elo entre os institutos de ciências e tecnologias, as indústrias e o governo. “Visando parcerias tecnológicas e a promoção de negócios a partir do planejamento de visitas técnicas, eventos nacionais e internacionais, para divulgar produtos da área de Defesa”, frisou Agnelo.

Incentivo e Integração

Todos os protocolos visam a união de esforços dos partícipes, para definir as formas de incentivo e para facilitar a integração com o Ministério da Defesa. Assim, o elo entre Institutos de Ciência e Tecnologia, Indústria e Governo será fortalecido, ao tempo que fomentará parcerias tecnológicas e promoção de negócios, a partir do planejamento e da realização de visitas técnicas e de eventos nacionais e internacionais que divulguem produtos, pesquisas, serviços e empresas associadas, referentes à área de Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovação e à sua interface com as demais políticas públicas.

De acordo com o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes, a assinatura do protocolo de intenções mútuas une esforços dos partícipes para definir formas de incentivar e facilitar a integração. “Estou convicto de que essa parceria entre o MD e as federações das Indústrias de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul coloca, na história, um importante marco para a ciência, tecnologia e inovação de interesse da Defesa. Dentro em breve, frutos já serão percebidos em proveito do Governo, da Indústria e da Academia”, pontuou o secretário Degaut.

Protocolo

Prestigiaram a cerimônia o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rafael Pinto Costa; e o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas.

Fonte: Ministério da Defesa

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui