Santa Maria (RS) celebrou a conclusão do Estágio Básico de Sargentos Temporários, com 37 profissionais de nível técnico formados em guarnições do estado. A cerimônia ocorreu no 1º Regimento de Carros de Combate e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos. Os novos sargentos já começaram a atuar em diversas organizações militares da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A turma é composta por profissionais com qualificações variadas, como técnicos em Administração, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Informática e Manutenção Automotiva. Entre os formandos, há 26 mulheres e 11 homens.

O programa de estágio é dividido em duas fases: instruções comuns e atividades específicas para cada área de especialidade. Os treinamentos práticos incluem Tiro de Instrução Básico de Fuzil 7,62 mm, Tiro de Pistola 9 mm, apronto operacional, Campo de Instrução Básica e Treinamento Físico Militar.

O objetivo do estágio é promover a adaptação do Sargento Técnico Temporário à vida em campanha e na caserna, desenvolvendo habilidades e atributos inerentes ao soldado de Caxias.

O Serviço Militar Temporário tem duração de 12 meses, prorrogáveis até o tempo máximo permitido em lei de 96 meses. Homens e mulheres voluntários com qualificações técnicas ou especialistas em áreas de interesse da Força Terrestre podem se tornar militares temporários através de processos seletivos simplificados divulgados nas 12 Regiões Militares do Brasil.

Saiba mais sobre as formas de ingresso aqui.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).