Santos Dumont não se destacou apenas por suas contribuições à aviação, mas também por inovações que se tornaram parte do nosso cotidiano. A primeira delas, surpreendentemente simples e ainda assim revolucionária, foi a adaptação de um relógio de bolso para uso no pulso. Essa criação surgiu da necessidade do inventor de cronometrar seus voos de maneira prática. Para isso, ele solicitou a ajuda do renomado joalheiro Cartier. Hoje, o relógio de pulso é um acessório indispensável para muitas pessoas, usado tanto para sua função principal de indicar as horas, quanto como um item de moda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inovações para o Esporte e a Segurança

Snapinsta.app 351430822 1486738998820534 8768781705247698622 n 1024

Dumont também deixou sua marca em outras áreas. No mundo dos esportes, inventou o Conversor Marciano, um motor portátil para auxiliar esquiadores durante as subidas de montanhas ou para transpor a neve. Isso demonstra a visão de Dumont em facilitar atividades cotidianas e esportivas através de suas invenções.

Quando se tratava de segurança, Dumont desenvolveu o Canhão Paradoxal. Este dispositivo era uma catapulta para lançamento de corda salva-vidas a longa distância, criada com a finalidade de salvar náufragos. Mais uma vez, o inventor mostrava seu compromisso em usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas.

Uma Mente Incansável na Busca por Soluções

Snapinsta.app 351451844 3336624696647943 270527384674224555 n 1024

Até mesmo na hora do banho, Santos Dumont pensava em como tornar as coisas mais práticas. Ele criou um sistema de regulagem de temperatura em chuveiros, o famoso “quente-frio”, que é padrão em chuveiros em todo o mundo.

Santos Dumont era incansável em sua busca por soluções que facilitassem a vida das pessoas. Seu legado vai além da aviação, refletindo uma mente inventiva que sempre buscava maneiras de melhorar o dia a dia.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).