
A RNP, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Trinity College Dublin (TCD/Irlanda), a rede nacional de educação e pesquisa da Irlanda, HEAnet e a rede europeia de pesquisa e educação, Geánt, está participando de uma colaboração, iniciada em maio deste ano, com o objetivo de integrar recursos computacionais e de rede visando a criação de um ambiente internacional que permita pesquisas em redes de nova geração, a partir do testbed RARE (Router for Academia Research and Education).
Em um primeiro momento, está sendo realizada a interconexão do RARE da TCD, na Irlanda, até a Ufes, para permitir aos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Redes Definidas por Software da universidade brasileira executarem experimentos internacionais integrando tecnologias como NFV e SDN/P4. Após essa fase, há o objetivo de interligar recursos do laboratório SDN Multicamada da RNP, projeto que visa desenvolver um sistema de orquestração voltado para a transferência de alto volumes de dados em uma rede totalmente programável, utilizando tecnologias abertas.
Também estão sendo estudados casos de uso que permitam a utilização do cabo submarino Bella BR-EU.
“Essa interconexão, viabilizada pela RNP, permitirá a pesquisadores brasileiros terem acesso a equipamentos de ponta e um ambiente de experimentação em escala internacional para pesquisas em redes de nova geração”, explica o gerente de P&D em Ciberinfraestrutura da RNP, Marcos Schwarz.
Além dos objetivos técnicos muito válidos de colaboração em pesquisas internacionais em uma ampla área, existe o desafio e a oportunidade de obter financiamento para a realização de experiências maiores.
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas