A aposta em uma retomada econômica por meio de medidas que priorizem a baixa emissão de carbono é a iniciativa chamada de retomada verde. Países de diferentes continentes fomentam a discussão desde que a pandemia de COVID-19 impactou a economia global – ter uma agenda voltada para a preservação ambiental é o que tem sido discutido em debates econômicos.
No Brasil, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço, segundo a advogada e mestre em Direito Ambiental Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Soares. “A rede de geração destruída fotovoltaica está em uma linha crescente no país”, explica a especialista.
Em um ranking realizado pela Irena (Agência Internacional de Energia Renovável), o Brasil foi classificação como o 8º país que mais emprega no setor da energia solar. No entanto, o dado não significa que o país caminhe para a preservação ambiental, como aponta Dra. Cristiana.
“O aumento da geração de emprego não indica nenhum caminho para a preservação ambiental. Cada dia mais vejo o contrário – o meio ambiente ainda não é valorizado como deveria ser”, explica a especialista. Para a advogada, além de pensar no futuro do planeta, é possível idealizar ações rentáveis por meio do cuidado com a natureza.
Internacional
A retomada verde é pauta em países na Europa e Ásia. Fiscalização ambiental contra o desmatamento e queimadas são temas em frequente debate na agenda internacional. O Brasil tem ocupado um espaço de destaque com relação ao assunto, uma vez que o fogo consumiu mais de 1.500 milhão de hectares no Pantanal, segundo levantamento feito pela associação ambiental O Eco.
“Penso que a pandemia de COVID-19 reforçou em alguns a preocupação com a área ambiental e com a preservação. Entretanto, ao começar uma reabertura, em relação às medidas de distanciamento social, vieram os incêndios e as queimadas. Ainda precisamos aprender muito”, pondera Dra. Cristiana.
Para a especialista, o Brasil não está no caminho da preservação ambiental, aliada ao um desenvolvimento econômico. Ainda segundo advogada, a retomada verde pouco avançou em termos de meio ambiente. “Em nosso território, a iniciativa me remete a uma utopia. E mesmo ao levar em consideração exemplos em outros países, o Brasil ainda não está nesse caminho”, finaliza Dra. Cristiana.
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas