Com o apoio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), o Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi retomado no dia 17 de maio na Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN). Em uma cerimônia especial de abertura, os beneficiários foram calorosamente recebidos com um café da manhã e, em seguida, participaram da aula inaugural. O evento contou com a presença do Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e de autoridades das Organizações Militares que apoiam o Programa.

Apresentação da Equipe e Atividades Iniciais

blank

Os participantes foram apresentados à equipe de monitores, instrutores e coordenadores, composta por militares e civis voluntários. No fim do evento, todos tiveram a oportunidade de visitar as aeronaves militares sediadas em Manaus, assistir à apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Manaus (BAMN), e passar pelo tradicional Banho de Batismo.

Palestra do Coordenador do Programa

O Coordenador do Núcleo do Programa, Capitão Especialista em Armamento Marcos Gaetner, palestrou sobre a origem do Programa, seu desenvolvimento no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a rotina do Núcleo PROFESP do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN), suas particularidades, os resultados alcançados e suas atribuições na operacionalização das atividades desenvolvidas. O Capitão Gaetner também expressou sua gratidão a todos os envolvidos no Programa.

Fala do Comandante do VII COMAR

O Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Comandante do VII COMAR, destacou a importância do esporte na vida dos cidadãos e expressou seu orgulho em contribuir para o crescimento social dos jovens beneficiados pelo PROFESP. “A felicidade é o norteador para o futuro de cada um de vocês. Que os valores da Força Aérea possam inspirá-los em suas decisões e escolhas, mas é vital que sejam felizes em qualquer atividade que façam”, pontuou.

Sobre o Programa Forças no Esporte

O PROFESP é um desdobramento do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Implantado na GUARNAE-MN em 2018, atualmente está sob a égide do GAP-MN e a Coordenação Regional do VII COMAR, atendendo a aproximadamente 100 crianças. As atividades do PROFESP visam promover o acesso à prática do esporte educacional, valorizando o desenvolvimento integral de seus beneficiados, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).