No Terminal Turístico Naval de São Francisco do Sul, em 22 de dezembro, ocorreu um evento de grande significado para as forças de segurança de Santa Catarina. O Delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Capitão de Fragata Roberto da Silva Adriano, foi agraciado com a Medalha do 27° Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (BPM-SC), uma honraria que reflete o reconhecimento mútuo e a colaboração entre as instituições de segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres

A cerimônia foi prestigiada pela presença de autoridades de alto escalão, incluindo o Subcomandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel (PM) Alessandro José Machado, que também foi homenageado; o Comandante do 5° Comando Regional de Polícia Militar, Coronel (PM) Márcio Leandro Reisdorfer; e o Comandante da Polícia Militar Rodoviária de SC, Coronel (PM) André Cartaxo Esmeraldo, igualmente agraciado, entre outras personalidades de São Francisco do Sul.

Condução da Cerimônia e Abertura da Operação Estação Verão

O Tenente-Coronel (PM) Jailton Franzoni de Abreu, Comandante do 27° BPM-SC, foi o anfitrião da cerimônia, destacando a relação harmoniosa e produtiva entre a Marinha e a Polícia Militar de Santa Catarina. O evento também marcou a abertura da Operação Estação Verão da PMSC em São Francisco do Sul, um período importante para a segurança pública na região.

Simbolismo da Medalha

Delegado da Capitania dos Portos de Sao Francisco do Sul foi agraciado com a Medalha do 27° BPM SC

A Medalha do 27° BPM-SC, conferida ao Capitão de Fragata Adriano, simboliza a parceria vital entre as forças de segurança no empenho conjunto para garantir um ambiente mais seguro para a comunidade. Esta distinção reconhece não só os méritos individuais, mas também a importância da colaboração e do respeito mútuo entre as diferentes instituições dedicadas à segurança pública.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).