Até esta sexta-feira (22), ocorre, em Recife (PE), o XXIII Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN). A capacitação promove reflexão e estudos de temas que envolvem a Defesa Nacional e foi organizada pela Divisão de Cooperação Acadêmica (DICOOP), do Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País. O curso, em formato de palestras e mesas redondas, tem a participação de especialistas, civis e militares, indicados pela Pasta. As exposições são seguidas de debates.

Esta edição do curso é oferecida na Faculdade Damas e foram contabilizadas 1.377 inscrições, sendo 140 dessas na modalidade presencial e 1.237 na modalidade virtual. Mas, de acordo com o levantamento parcial dos parceiros da Faculdade, apenas no primeiro dia do evento, 1.600 espectadores participaram das palestras virtualmente.

20211022 Curso de Extensão PE.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (18) e contou com a presença do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues; do Diretor de Ensino, General de Divisão Édson Skora Rosty; do Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar R/1 Fernando Almeida Riomar; de integrantes da DICOOP; entre outros convidados, civis e militares.

Com informações da SEPESD
Fotos: divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).