Nessa terça-feira (12/04), o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão interno do Ministério da Defesa (MD), realizou as cerimônias de Ativação da Chefia de Educação e Cultura e de ascensão do Cargo de Chefe de Educação e Cultura pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; de Transmissão dos Cargos de Chefe de Assuntos Estratégicos, do General de Exército Eduardo Antônio Fernandes para o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; e de Chefe de Operações Conjuntas, do Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes para o General de Exército Eduardo Antônio Fernandes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2241311410706675

A sessão, realizada no Salão de Honra do Ministério da Defesa, em Brasília (DF), foi presidida pelo General de Exército Laerte de Souza Santos, Chefe do EMCFA, e contou com a presença do Comandante da Marinha do Brasil (MB), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; e do General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa – representando o Comandante do Exército Brasileiro (EB). Estiveram presentes ainda, demais Oficiais-Generais das três Forças Armadas, além de civis e familiares.

i2241311541707689

O Tenente-Brigadeiro Lourenço, lisonjeado pela nomeação ao cargo de Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, falou sobre a expectativa para a criação desse cargo e ações futuras. “Após um ano de espera, conseguimos criar a Chefia de Educação e Cultura, o que se deu em um momento importante e de grande responsabilidade pois, dessa forma, será possível continuar a exercer a atividade de ensino, por meio da Escola Superior de Defesa e da Escola Superior de Guerra, agregando a essa atividade todo o ensinamento cultural”, explicou.

Já o Tenente-Brigadeiro Potiguara, pela segunda vez assumindo um cargo no Ministério da Defesa, destacou a importância de, agora, chefiar a pasta de Assuntos Estratégicos do EMCFA. “É uma honra assumir tão relevante cargo e chego aqui com uma grande motivação para trabalhar com afinco na Chefia de Assuntos Estratégicos, que é a função que vai tratar organismos e assuntos internacionais, bem como de documentos da mais alta relevância. Espero somar e poder contribuir para exercer essa chefia”, concluiu.i2241311404505111

Chefia de Educação e Cultura do EMCFA

Criada pelo Decreto Presidencial nº 10.998, a Chefia de Educação e Cultura é um órgão integrante da estrutura organizacional do Ministério da Defesa, com sede em Brasília (DF), que tem como competência fomentar a política de ensino de defesa e a política de ciência tecnologia e inovação de defesa. Sendo, agora, chefiada pelo Oficial-General da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Lourenço.

Chefia de Assuntos Estratégicos do EMCFA

i2241311413205229À Chefia de Assuntos Estratégicos compete assessorar o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos temas relativos à Política Nacional de Defesa, à Estratégia Nacional de Defesa, à Sistemática de Planejamento Estratégico Militar e à Representações de interesse da defesa em organismos, no País e no exterior.

Fotos: Suboficial Manfrim/ CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).