O Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) reabriu suas portas no último dia 20 de março, em Parnamirim (RN), após reformas estruturais e manutenção das réplicas de veículos, antenas e meios operacionais que compõem o acervo estático permanente. O espaço, que tem como objetivo preservar e divulgar o histórico das atividades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Programa Espacial Brasileiro, é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Norte, de acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Turismo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Autoridades civis e militares participaram do evento de reabertura, incluindo o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Secretário de Turismo de Parnamirim (RN), Jarbas Filho. Durante a cerimônia, a placa em homenagem ao Batismo de Fogo Espacial, retratando o primeiro lançamento de veículo aeroespacial Nike Apache, em 15 de dezembro de 1965, foi descerrada.

Novas propostas e visitas

DJI 0200 scaled

 

O CCEIT apresenta uma nova proposta de tornar-se um espaço de relação para aproximação e integração da organização com a sociedade. Foi dimensionado um ambiente para exposições e apresentações temporárias de entes institucionais associados à temática espacial ou cultural. Durante a reabertura, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), órgão sob administração da Agência Espacial Brasileira (AEB), apresentará sessões de Planetário, abordando temas de astronomia e do sistema solar.

O CCEIT, além das exposições temporárias e permanentes, coordena visitas guiadas no CLBI para grupos organizados e aulas de campo de instituições de ensino, mediante agendamento prévio. O espaço é projetado para se tornar um local de pesquisa, cultura e lazer. Seu acervo reúne peças originais e réplicas de foguetes lançados a partir das plataformas do CLBI, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, além de uma aeronave AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira, que desempenhou um papel importante no emprego da Força Aérea Brasileira (FAB).

Horário de funcionamento

O CCEIT funciona todos os dias, das 08:00 às 15:30. O agendamento de visitas para grupos deve ser feito com a Seção de Comunicação Social do CLBI pelos contatos: (84) 3216-1455 / 3216-1304 ou via e-mail: [email protected].

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).