O Exército Brasileiro, através do Projeto Tunuí, concluiu a 2ª Fase de Modernização do Sistema de Armazenamento de Energia da Usina Fotovoltaica do 7º Pelotão Especial de Fronteira (7º PEF). Esta operação crucial recuperou a rede elétrica de média tensão, proporcionando energia elétrica sustentável para a Comunidade Indígena Baniwa, localizada na região de Tunuí-Cachoeira, Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Colaboração e Expertise Técnica na Operação

CMA 1

A operação contou com o planejamento e execução do 2º Grupamento de Engenharia, em parceria com a Itaipu Binacional. Engenheiros e técnicos especializados em eletricidade apoiaram a execução dos trabalhos pela 21ª Companhia de Engenharia de Construção. Além disso, houve um intercâmbio de conhecimento em linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica entre várias áreas do Sistema de Engenharia do Exército.

Benefícios da Energia Solar na Região

Com a reativação da Planta Fotovoltaica e a energização da linha de transmissão, a região do 7º PEF, situada na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, agora dispõe de geração contínua de energia limpa e renovável. Este avanço não só potencializa a operacionalidade das tropas na proteção da fronteira, mas também promove a integração nacional e melhora a qualidade de vida dos povos indígenas locais.

7º PEF: Um Destacamento na Região Mais Indígena do Brasil

O 7º Pelotão Especial de Fronteira, criado em 2003 e parte do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva, está localizado em Tunuí-Cachoeira, distrito de São Gabriel da Cachoeira. Esta região é conhecida como a mais indígena do Brasil, com uma população composta por mais de 23 etnias indígenas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).