A Base Aérea de Campo Grande (BACG) firmou, no dia 20/07, parceria com a empresa Energisa-MS, uma concessionária de distribuição de energia elétrica no Mato Grosso do Sul. Esse acordo faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) do Comando da Aeronáutica (COMAER), que visa a redução do consumo e dos custos com energia elétrica, por meio da melhoria da eficiência dos equipamentos instalados, bem como da geração de energia renovável,

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, acompanhado do Aspirante Alisson Da Guarda, reuniu-se com o Gerente da Área Comercial da Energisa, Helier Fioravanti, e com o analista da área de eficiência energética, Valdemir Lima, para firmar o Termo de Adesão. Após os ajustes finais, o documento foi assinado pelo Brigadeiro Rossetto e pelo Diretor-Presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhaes.

i227219050206362O projeto-base abrange a aquisição e troca de 170 luminárias/refletores de LED, além da substituição dos aparelhos de ar-condicionado de baixo rendimento por equipamentos mais eficientes, dotados com o Selo Procel de Economia de Energia, que proporcionará uma economia de energia de aproximadamente 267 MWh por ano para a Força Aérea. Os recursos financeiros que serão aplicados no projeto são oriundos do PEE da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), conforme prevê a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000.

Não obstante os termos iniciais da parceria, a fim de manter o bom relacionamento e os laços estreitos, tanto os representantes da Energisa-MS colocaram-se à disposição da Base Aérea para juntos vencerem qualquer desafio relacionado ao tema, seja nas melhorias internas cotidianas seja em casos de aumentos de demandas energéticas, como durante a realização de Exercícios Operacionais, momento em que há relevante de consumo de energia na BACG.

i227219053304217Em sua análise, o Brigadeiro Rossetto entende o movimento atual de ambas as partes como oportuno e essencial para a sociedade regional e nacional. “Estamos cumprindo nosso dever constitucional e mostrando a importância do zelo com o dinheiro público, por meio de maior economia e eficiência energética”, disse.

O Diretor-Presidente Marcelo Vinhaes explicou que a elaboração de diagnóstico energético é fundamental para avaliar a viabilidade de execução do projeto de eficiência energética nas instituições. “A parceria garante mais economia e segurança das instalações elétricas na corporação; destarte, recursos financeiros podem ser realocados em outros departamentos da organização militar. Ficamos felizes em contribuir com a Base Aérea da Capital”, pontuou.

Fotos: Energisa-MS.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).