O Programa de Extensão Cidadania Azul, coordenado por professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou o 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas. A iniciativa visa incentivar a realização de feiras de ciências que abordem a temática oceânica em escolas públicas e privadas do estado, além de criar a Rede de Clubes de Cultura Oceânica de Alagoas. O edital também prevê a concessão de 24 bolsas para professores e estudantes da rede pública de ensino.

Participação Aberta para Todas as Escolas

Todas as instituições de educação básica de Alagoas, incluindo ensino infantil, fundamental, médio e técnico, podem se inscrever para participar, sejam elas públicas ou privadas. As escolas interessadas devem nomear um professor responsável pela inscrição e preencher o formulário disponível no perfil do Instagram @cidadania.azul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho.

Realização das Feiras de Ciências

As instituições participantes devem promover feiras abertas e gratuitas para toda a comunidade escolar até o dia 27 de setembro deste ano. Durante esses eventos, serão expostos trabalhos científicos dos estudantes, incluindo experimentos, apresentações, exposições, mostras, gincanas, ações culturais e outros trabalhos relacionados ao tema Conexões do Oceano com os Biomas Brasileiros.

Certificação e Divulgação

Os professores e estudantes autores dos trabalhos receberão certificação, e as feiras serão registradas na página oficial da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), além de serem divulgadas em mídias sociais e na imprensa. As instituições que participarem também contribuirão para o cumprimento da Lei Estadual 8.974/2023, que torna obrigatória a promoção da Cultura Oceânica nas escolas públicas e privadas de Alagoas.

Apresentação na Sinpete

As instituições participantes poderão enviar os produtos resultantes de suas feiras para apresentação durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que ocorrerá na Ufal, de 16 a 22 de outubro deste ano. Os produtos enviados podem incluir relatos de experiência sobre a feira, trabalhos destaque da escola ou ideias inovadoras que surgirem.

Estimulo à Adesão ao Programa Escola Azul

O edital também busca estimular a adesão das escolas ao Programa Escola Azul Brasil, um movimento global que incentiva o pensamento crítico e criativo em prol do engajamento da sociedade na Cultura Oceânica. Para se tornar Azul, a escola interessada deve propor um projeto conforme a sua realidade e interesses através do site do programa.

Formação de Clubes de Cultura Oceânica

A criação da Rede de Clubes de Cultura Oceânica é outro objetivo do edital, visando formar grupos em todas as escolas interessadas para desenvolver atividades de promoção da conservação marinha junto à comunidade escolar. Cada clube terá um professor tutor e estudantes que atuarão como jovens embaixadores da Cultura Oceânica.

Concessão de Bolsas Científicas

As instituições públicas que realizarem suas feiras poderão concorrer a 24 bolsas para professores e alunos, conforme a tabela nacional do CNPq. Serão concedidas quatro bolsas de até quatro meses para professores e 20 bolsas de até seis meses para estudantes. Para concorrer, o professor responsável deve indicar o interesse no ato da inscrição e associar sua instituição à Escola Azul até 27 de setembro. A seleção será baseada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com resultados divulgados em 21 de outubro.

Parcerias e Apoios

A realização do 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas é uma parceria entre o Programa Cidadania Azul, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa também está vinculado ao Maré de Ciência, à Rede Escola Azul Brasil, à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e à Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

Informações e Inscrições

Para mais informações sobre o cronograma completo e o regulamento, acesse o site oficial através do link: Feira Azul de Ciências Alagoas 2024.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).