No dia 6 de dezembro, foi concluído o Projeto Básico de ampliação da rampa de acesso ao Porto da 16ª Base Logística (16ª Ba Log), em Tefé. O projeto foi financiado pelo Programa Amazônia Protegida, que tem entre suas finalidades a contribuição para a garantia da soberania nacional, da integridade territorial e dos interesses nacionais; a promoção do desenvolvimento sustentável com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e da redução das desigualdades regionais. Futuramente, haverá a provisão de recursos para a ampliação dessa rampa, que terá a medida de 300 metros de comprimento por 12 metros de largura, com pavimentação rígida em concreto armado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A rampa representará uma importante etapa para aumento da operacionalidade, já que a organização militar depende de autorização para utilizar o Porto Público da cidade, nas atividades de embarque e desembarque, durante o período de vazante (entre junho e novembro).

Além do Projeto Básico, a 16ª Ba Log conta com a Licença Municipal de Conformidade Ambiental, emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conservação (SEMMAC), em cumprimento à legislação ambiental e florestal vigente.

Fonte: 16ª Ba Log

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).