Professores do UNIESP estão contribuindo técnica e cientificamente para a maior obra na área de educação do Exército Brasileiro: a construção da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Pernambuco. O investimento do empreendimento é superior a R$ 1.73 bilhão, que conta com uso de tecnologia de ponta. O período de implementação do projeto é de 2022 a 2034.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do exército promoveu o Simpósio de Sustentabilidade da ESA, que contou com 34 profissionais das áreas de arquitetura e engenharia de universidades e do governo de Pernambuco. Os docentes do UNIESP apresentaram trabalhos com temas relevantes para a construção do empreendimento de forma eficiente e sustentável.

Captura de Tela 2023 01 10 as 08.34.08

Estiveram presentes os coordenadores Giuseppe Cavalcanti, de Engenharias, e Isis Amaral Mero, de Arquitetura e Urbanismo, além dos professores Antônio Cláudio Massa, Anneliese Heyden, Giuseppe Branquinho, Priscilla Lima e Hagnon Amorim. O encontro discutiu as melhores práticas de sustentabilidade aplicada, modelagem de informações de construção, certificações e acreditações. As informações discutidas no Simpósio irão atender as necessidades do departamento de Engenharia e Arquitetura do exército. A parceria foi firmada por intermédio do comandante militar do Nordeste, General Richard Fernandez Nunes, pelo coronel Hélder de Barros Guimarães e pelo general Nilton José Batista Moreno Júnior.

A professora Isis Amaral explicou como se deu o convite para o UNIESP contribuir com o projeto. “A participação da equipe de professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNIESP,  no  Simpósio de Sustentabilidade do Exército Brasileiro,  foi motivo de grande honra para a instituição. Inicialmente o Exército Brasileiro fez uma visita ao Uniesp para conhecer os profissionais e as pesquisas desenvolvidas na área de sustentabilidade, na ocasião se consolidou a parceria institucional e na sequência ambos os cursos foram convidados para representar a instituição no simpósio realizado na cidade de Recife- PE. A preocupação com o meio ambiente, a proposição de projetos de requalificação urbana, social e ambiental,  bem como a abrangência nas áreas de infraestrutura , engenharia urbana, metodologia BIM,  uso do geoprocessamento e paisagismo foram os principais temas abordados”.

Já o professor Giuseppe Cavalcanti destacou o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no UNIESP. “Fomos a única instituição de ensino particular a ser convidada ao projeto, o que mostra o prestígio dos nossos projetos e pesquisas relacionadas à sustentabilidade”.

Captura de Tela 2023 01 10 as 08.34.49

TRABALHOS APRESENTADOS PELO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO:

  1. Projetos Arquitetônicos e de Requalificação Urbana e Ambiental- Professor Antônio Cláudio Massa;
  2. Gerenciamento e Compatibilização de Projetos Urbanísticos e Ambientais- Professora Isis Amaral Méro;
  3. Projetos Paisagísticos em Proposição da Requalificação Urbana e Ambiental- Professora Anneliese Heyden;
  4. Utilização da Metodologia e Tecnologia BIM em Projetos- Professor Giuseppe Branquinho;
  5. O Geoprocessamento em Estudos Urbanos – Professora Priscilla Lima;
  6. Projetos de Engenharia e Infraestrutura Urbana- Professor Hagnon Amorim.
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).