PROFESP: Esporte e educação transformam vidas no Recife

Foto: Cindacta III

Em um campo onde o esporte e a educação se encontram, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) tem mudado o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade no Recife. Reativado pelo CINDACTA III, o projeto oferece a cerca de 200 estudantes a chance de aprender, praticar esportes e receber apoio pedagógico e nutricional, promovendo um impacto duradouro em suas vidas.

PROFESP: Esporte e educação transformam vidas no Recife

Foto: Cindacta III

Unindo esporte e educação em uma proposta de transformação social, o Programa Forças no Esporte (PROFESP) vem impactando diretamente a vida de centenas de jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade. Recentemente reativado em Recife (PE), o projeto tem contado com o apoio do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), oferecendo oportunidades educacionais e esportivas a cerca de 200 alunos da rede pública, com idades entre 11 e 15 anos. As atividades complementares, realizadas no contraturno escolar, têm o objetivo de promover inclusão, cidadania e uma base sólida para o desenvolvimento desses jovens.

O Programa Forças no Esporte e sua Implementação em Recife

Foto: Cindacta III

O Programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, é uma iniciativa social e educacional que visa oferecer atividades extracurriculares para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Com presença em 139 localidades espalhadas por todo o Brasil, incluindo áreas remotas como o Arquipélago de Fernando de Noronha e comunidades indígenas na Amazônia, o PROFESP proporciona aos jovens um espaço seguro e estimulante, onde podem desenvolver habilidades esportivas e sociais.

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Em Recife, a retomada do programa pelo CINDACTA III trouxe uma nova realidade para os alunos de quatro escolas estaduais. A unidade disponibiliza suas instalações, equipamentos esportivos e a atuação de militares que acompanham as atividades. Além disso, a Secretaria de Educação de Pernambuco contribui com professores de educação física, enquanto professores voluntários auxiliam nas aulas de reforço escolar, atendendo de maneira integral às necessidades dos jovens.

A Colaboração das Forças Armadas e Instituições Locais

O sucesso do PROFESP depende de uma rede colaborativa entre as Forças Armadas, ministérios e instituições locais. Em Recife, o CINDACTA III lidera a execução do programa, colocando à disposição sua estrutura e o conhecimento de seu efetivo para garantir um ambiente de aprendizado seguro e motivador. As aulas de futebol, vôlei e flag football são algumas das modalidades oferecidas, proporcionando uma formação física e social alinhada aos princípios de cidadania e disciplina. Além disso, o apoio nutricional com refeições saudáveis reflete o compromisso das Forças Armadas em promover o bem-estar físico e mental dos participantes.

Esta iniciativa é respaldada pelo apoio de vários ministérios — Cultura, Educação, Esporte, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos — em um esforço conjunto para garantir a continuidade e expansão do projeto. O Major Marconi Fidelis da Silva, coordenador do programa em Recife, destaca que o projeto oferece “um espaço seguro onde os jovens podem desenvolver seus talentos, descobrir novas habilidades e criar laços de amizade”, ressaltando o papel fundamental do PROFESP na vida dos participantes.

Transformação Social e Educacional por Meio do Esporte

Os impactos do PROFESP são visíveis tanto no campo educacional quanto no desenvolvimento pessoal dos jovens. Ao promover práticas esportivas e oferecer apoio pedagógico, o programa estimula o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, disciplina e autoestima. Muitos participantes têm relatado mudanças significativas em sua rotina escolar, com melhora no desempenho acadêmico e maior interesse em atividades colaborativas. A convivência com os militares e voluntários também contribui para a formação de valores importantes, como respeito e responsabilidade.

O testemunho dos jovens e de suas famílias confirma a eficácia do programa. Para alguns, o PROFESP representa uma chance de superar as limitações impostas pelo contexto social, promovendo uma nova visão de futuro. A presença dos profissionais das Forças Armadas e dos educadores voluntários inspira esses jovens a acreditarem em suas próprias capacidades, despertando o desejo de se tornarem cidadãos conscientes e participativos.

O Programa Forças no Esporte em Recife reafirma a importância da colaboração entre as Forças Armadas e a sociedade civil para criar oportunidades reais de crescimento e inclusão para a juventude brasileira. Em cada modalidade esportiva, refeição oferecida e aula de reforço, o projeto se fortalece como um exemplo de transformação social, promovendo educação, cidadania e esperança para centenas de jovens.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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