A Aula Magna do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, realizado em parceria pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), aconteceu no dia 2 de julho, logo após a solenidade de abertura do Ciclo. Com o tema “O Papel da Estratégia e da Inteligência Empresarial para o Desenvolvimento Regional”, o Professor Doutor Luis Bitencourt, integrante do William J Perry Center for Hemispheric Defense Studies, dos Estados Unidos, realizou sua exposição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Já no início de sua palestra, o Professor destacou como pensar o futuro é essencial, seja no âmbito familiar, empresarial ou nacional e, assim, demonstrou a importância de se traçar uma boa estratégia para se alcançar os objetivos pretendidos. “Muitas empresas nascem, crescem e se desenvolvem graças ao talento do seu líder. Se não houver uma base institucional capaz de gerar lições estratégicas que possam ser compartilhadas, a capacidade de se adaptar fica comprometida”, afirmou.

Para Bitencourt, entender o que nos cerca e projetar o futuro é fundamental ao se desenhar uma estratégia. Ele citou, como exemplo, o impacto causado pelos atentados de 11 de setembro na estratégia de Defesa dos Estados Unidos, modificando toda a sua operação a partir dos ataques.

Durante sua exposição, o Professor citou diferentes metodologias de pensamento estratégico e versou sobre a influência da Guerra Fria, a problemática de condicionar um setor a uma tecnologia ou insumo estrangeiro e as interseções da estratégia militar e empresarial.

Neste momento de crise mundial, Luis Bitencourt acredita que não devemos nos abater, mas sim renovar os planos. “É hora de realinhar a estratégia; verificar se o que estamos fazendo nos ajuda no futuro; e onde o Brasil quer estar daqui a algumas décadas: isso pode ser sinalizado pelo governo, mas é um trabalho de toda a sociedade”, pontuou.

Ao fim da palestra, os participantes puderam realizar perguntas e tirar dúvidas com o Professor. A videoconferência foi acompanhada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, pelo Subcomandante da Escola, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelo Diretor do Campus Rio da ESG e do Ciclo de Estudos, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

O III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa contará com oito semanas de programação 100% on-line, debruçando-se sobre aspectos da Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e perspectivas para o cenário pós-pandemia.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).