Na sexta-feira (29/10), foi realizada, no auditório da Escola Superior de Defesa (ESD), a cerimônia de encerramento da 1ª edição do Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI). A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, e contou com a presença do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Brigadeiro do Ar Claudio Wilson Saturnino Alves. No contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), a principal demandante dessa capacitação é a Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Turma do CCOPI/2021 foi composta por 28 alunos, sendo 14 civis de diversos órgãos da administração pública federal, e 14 militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares. O curso teve a duração de quatro semanas, sendo uma com aulas remotas e três com aulas presenciais, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de desenvolverem competências para a composição de equipes de planejamento interagências, nos níveis operacional e tático. A próxima edição do curso está prevista para o período de 9 de maio a 3 de junho de 2022.

Com informações da ESD
Fotos: divulgação ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).