Primeira fase da Operação Atlas 2025 é apresentada para representantes do SINAMOB

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa (MD) reuniu no dia 10 de julho, os representantes do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) em Brasília, na Escola Superior de Defesa (ESD), para apresentação da primeira fase do exercício da Operação ATLAS 2025.
O chefe da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa (MD), Gen Ex Marcelo Arantes GUEDON, abriu no dia 30 de junho, a primeira fase da Operação Atlas 2025 e encerrada em 10 de julho.
Para a apresentação, a CHELOG reuniu os representantes do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) do Ministério dos Transportes (MT); do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); do Ministério da Saúde (MS); do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR); do Ministério das Cidades (MCidades); da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); do Ministério de Minas e Energia (MME); da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); da Receita federal do Brasil (RFB) e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (InfoRel).
A Operação Atlas, o principal exercício militar conjunto das Forças Armadas brasileiras previsto para ser realizado em 2025 é organizado pelo Ministério da Defesa e tem foco na região amazônica. O exercício será dividido em três fases: Planejamento Integrado, Deslocamento Estratégico e Exercício no Terreno.
A primeira fase foi apresentada para os representantes do SINAMOB pelo CA ANDRÉ GUSTAVO Silveira Guimarães, subchefe de Mobilização (SUBMOB) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A fase de Planejamento Integrado tem o objetivo aprimorar a logística, mobilização e prontidão operacional das forças, além de fortalecer a interoperabilidade entre Marinha, Exército e Força Aérea. Nessa fase, os militares das áreas de planejamento, inteligência, logística, operações especiais, defesa cibernética e NBQR estarão reunidos para planejar a operação em detalhes. O planejamento estratégico é fundamental para a execução das ações conjuntas das Forças Armadas.
Na segunda fase, Deslocamento Estratégico, prevista para acontecer de 27 de setembro a 1° de outubro, os meios operacionais e pessoal serão deslocados para a região amazônica, onde ocorrerão as ações.
E, na terceira fase do Exercício no Terreno, prevista para acontecer de 02 a 07 de outubro, as Forças Armadas realizarão operações táticas integradas em ambiente fluvial, terrestre e aéreo na região do Comando Militar da Amazônia (CMA), com foco em Roraima.

A Operação Atlas 2025 é considerada um marco na defesa nacional, porque busca fortalecer a interoperabilidade, testar capacidades logísticas e aprimorar a atuação das Forças Armadas diante dos desafios da região amazônica. Além de demonstrar prontidão e capacidade de adaptação em cenários dinâmicos e complexos, a Operação Atlas 2025 é uma demonstração efetiva da capacidade das Forças Armadas em atuar de forma integrada e eficiente na defesa da Amazônia e do país,
O SINAMOB Criado em 2007 para que ações estratégicas no âmbito da Mobilização Nacional sejam preparadas e executadas, o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) é um conjunto de órgãos que atua de forma ordenada e integrada para planejar e realizar todas as fases da mobilização e desmobilização nacionais e estrutura-se sob a forma de direções setoriais que responderão pelas necessidades da Mobilização Nacional nas áreas política, econômica, social, psicológica, segurança e inteligência, defesa civil, científico-tecnológica e militar. O Ministério da Defesa é o órgão central.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395