O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, proferiu, nessa quinta-feira (11), uma palestra aos alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) e do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN), da Escola Superior de Defesa (ESD). O evento foi realizado no auditório principal da ESD, localizado em Brasília (DF). A exposição integrou o ciclo anual de seminários e palestras da Organização Militar de ensino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i21111119160902177

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior abordou a parte histórica da Aeronáutica, o cenário em constante mudança, o poder aeroespacial e os projetos estratégicos da Instituição. “O avião sai de 1906 e vira um instrumento de poder. Inicialmente, os exércitos já usavam balões para fazerem observação, para olharem o campo de batalhas”, explicou.

O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, disse que a palestra foi uma motivação para os espectadores. “O que nós sentimos após essa palestra do Tenente-Brigadeiro Baptista Junior é motivação. Não só eu, mas todos que assistiram a palestra, nesse momento, estão entusiasmados com o futuro”, declarou.

i21111119135403182Além de integrantes do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, o evento foi prestigiado pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, que ressaltou o momento como uma oportunidade de fortalecer a relação institucional entre as Forças. “Trazer os Comandantes de Forças aqui reflete uma necessidade de aproximação. Primeiro, de aproximar as três Forças, claro. Segundo, de aproximar as Forças Armadas do corpo discente, que é formado pelas três Forças e por civis de diversas instituições”, concluiu.

Confira aqui como foi a palestra.

Fotos: Sargento Mônica

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).