Pesquisadora mostra como o degelo de Permafrost pode reativar os causadores do antraz, varíola e peste

Em artigo recente publicado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança (NEEDS) da UFSCar, a Dra. Nadja Fernanda Gonzaga Serrano mostra como o degelo, que vem aumentando sem precedentes, pode reativar microrganismos – tais como os causadores do antraz, varíola e peste – que estavam dormentes por longo período de tempo.

Esse processo nos últimos anos acelerou com o aquecimento global, já trouxe casos de surto de antraz na região do Ártico em 2016. Regiões como Alaska, Rússia, Canadá, Antártica estão sofrendo degelo e expondo camadas congeladas a milhares de anos.

Leia o artigo completo sobre esse tema clicando no link abaixo

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Nadja Fernanda Gonzaga Serrano

Leia outros artigos do NEEDS 

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).