A Metodologia delineada a partir das pesquisas do mestrando Tenente Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), foi aplicada a um acidente que ocorreu com o veículo designado como Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) em novembro de 2020 no Centro Espacial de Alcântara. O relatório desse acidente, indicando a origem pós-graduanda da metodologia, foi encaminhado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Ofício nº 7/SIPAA/21258, de 24 de fevereiro de 2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

TC Clovis

As pesquisas dessa proposta de metodologia brasileira para investigar acidentes espaciais tem a orientação acadêmica do Coronel Aviador R1 Flavio Neri Hadmann Jasper – Professor Doutor do PPGCA, que ressalta a importância da aplicabilidade das pesquisas realizadas no PPGCA.

“Como orientador é muito gratificante observar a evolução do mestrando e verificar que sua pesquisa produziu resultados concretos para a pós-graduação, para a Aeronáutica e para o país”, reafirmou Coronel Jasper.

Cel Jasper

Dentre as sugestões apresentadas, está a aprovação, pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de que o Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) seja o órgão brasileiro encarregado das investigações na área espacial, e que o CENIPA poderia inserir a disciplina “Introdução à Tecnologia de Foguetes” com ênfase em operações de lançamento, a partir de 2022, no Curso de Prevenção de Acidentes – agora Aeronáuticos e Espaciais. Com isso, tal proposição se alinha aos objetivos maiores da Aeronáutica, produzindo resultados práticos para a instituição e buscando, à luz das Ciências Aeroespaciais, impactar a Política Espacial Brasileira (PEB) e o Setor Estratégico Espacial.

Além da escrita da dissertação, a ser defendida ainda em 2021 que detalhará e contextualizar a metodologia, o discente produzirá uma minuta de Norma de Sistema visando regularizar as investigações no campo espacial no País.

Texto/Informação/Revisão: Prof. Dr. GILLS VILAR LOPES / Cel Av R1 Jasper e Ten Cel Clóvis/ Ten Vanessa Barros

Fotos: PPGCA/UNIFA

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).