Peacekeepers Brasileiros ganham destaque Internacional em Missões da ONU

No Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, o General de Brigada Marco Antônio Machado exalta o trabalho de militares brasileiros em diversas missões da ONU

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma entrevista recente ao Jornal da Record, o Chefe do Estado-Maior da Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul, General de Brigada Marco Antônio Machado, destacou a relevância do trabalho realizado pelos Peacekeepers brasileiros. A entrevista aconteceu em meio às comemorações do Dia Internacional dos Peacekeepers, ou Mantenedores da Paz, celebrado no dia 29 de maio.

Missões de Tropa versus Missões Individuais

Durante a entrevista, o General Machado esclareceu a distinção entre as missões de tropa, como a que foi desempenhada no Haiti, onde contingentes de militares são empregados, e as missões individuais, onde os militares desempenham funções específicas. Ele ressaltou que em ambos os cenários, os militares brasileiros têm se destacado pela competência e profissionalismo.

A Presença Global dos Militares Brasileiros

O Exército Brasileiro tem, atualmente, 51 militares atuando em sete missões distintas: República Democrática do Congo, Saara Ocidental, Líbano, República Centro-Africana, Sudão do Sul, Iêmen e Sudão. O fato de muitos desses militares ocuparem cargos de liderança nessas missões é um reflexo da projeção internacional do Brasil e uma mostra do alto nível de treinamento e preparação de nossos militares. Essa projeção também representa uma contribuição significativa para a manutenção da paz global e para o fortalecimento da posição do Brasil no cenário internacional.

O Reconhecimento do Trabalho dos Peacekeepers Brasileiros

A entrevista completa, disponível no link aqui, fornece uma visão mais aprofundada do papel desempenhado pelos militares brasileiros nas missões de paz da ONU. Este Dia Internacional dos Mantenedores da Paz serve para relembrar a importância desses militares, que dedicam suas vidas à causa da paz mundial e ao fortalecimento das relações internacionais do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).