Araguari (MG) – No dia 16 de dezembro, em Araguari, foi realizada a inauguração de retrato e a solenidade de passagem do Comando do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv) – Batalhão Mauá, do Coronel Sérgio Róger Arrais Torres para o Tenente-Coronel Romualdo Crisanto Eufrazio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e contou com a presença do Diretor de Obras de Cooperação, General de Divisão Rogério Cetrim de Siqueira, dos eternos comandantes do Batalhão, General de Divisão Veterano Vitor Carulla Filho, Coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, Coronel Veterano Ronald Araújo e Coronel Veterano André Luis Stangl Risse.

Prestigiaram também a solenidade os familiares dos comandantes, sucedido e sucessor, além de comandantes de organizações militares (OM) e autoridades civis e militares.

A inauguração do retrato é o evento que eterniza o período em que o comandante que esteve à frente do 2º B Fv. A partir de agora, o Coronel Torres, comandante sucedido, passou a ocupar lugar na galeria de eternos Comandantes do Batalhão Mauá. Na ocasião do descerramento da foto, o Comandante Militar do Planalto entregou ao militar, que ora se despede, o distintivo de comando, criado pela Portaria Ministerial nº 530, de 9 de junho de 1989, para ser concedido ao oficial que tiver desempenhado, a contento, a função de comandante de OM.

Oriundo da Arma de Engenharia, o Tenente-Coronel Romualdo é oficial da turma de 2001 da AMAN e estava servido no Comando de Operações Terrestres, em Brasília-DF, sendo nomeado pelo Comandante do Exército, por necessidade do serviço, ex-officio, para o desempenho do cargo de Comandante, por intermédio da Portaria nº 485, de 12 de maio de 2022.

Fonte: 2º Batalhão Ferroviário

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).