A crise da Covid-19 está afetando o sistema de saúde na região das Américas especialmente a área de saúde mental.
Na semana passada, uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, e da Organização Mundial da Saúde, OMS, revelou que a grande maioria dos países não está financiando a assistência a casos de transtornos mentais.

Sacrifício
O estudo Heróis da Covid-19 foi compilado pela Universidade do Chile e de Columbia, nos Estados Unidos, incluindo Argentina, Guatemala, Peru, México, Chile e Venezuela.
Pelo menos 20% dos agentes de saúde relataram que passaram a sofrer de depressão após surgimento da pandemia.
De acordo com o diretor-assistente da Opas, o médico brasileiro Jarbas Barbosa, dos 29 países analisados, apenas dois financiam de forma adequada o atendimento.
Segundo ele, em seis nações das Américas, a situação é preocupante.
Barbosa elogiou o sacrifício dos agentes de saúde que estão se desdobrando e se arriscando para enfrentar a pandemia.

Família
No caso do Chile, quase 10% dos trabalhadores da saúde já pensaram em suicídio após a Covid-19. E mais de 75% dos agentes estão preocupados com contrair o novo coronavírus e acabar infectando familiares e amigos.
A pesquisa examinou o comportamento do pessoal de saúde e problemas enfrentados por causa da crise neste primeiro ano da pandemia. Jarbas Barbosa lembrou que a doença interrompeu a vida de milhões de pessoas, causou desemprego, perdas econômicas, isolamento, sofrimento e uma quantidade inimaginável de mortes.
O médico ressaltou que a Covid-19 elevou os níveis de estresse para muitos na região das Américas gerando ansiedade e depressão.
Jarbas Barbosa contou que planos de aumentar o atendimento por telemedicina e consultas a distância não foram realizados por todos.
Pilares
O atendimento a doentes mentais em iniciativas comunitárias, integradas na saúde primária, é um dos pilares dos serviços de saúde mental. Para o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, este atendimento tem que continuar sendo apoiado pelas autoridades.
A Opas informa que mais de 20 milhões já foram infectadas com o Covid-19 nas Américas e mais de 655 mil perderam a vida. A região tem um terço de todas as mortes de coronavírus no mundo.
A semana passada foi uma das piores em aumento de infecções. Foram mais de 1 milhão de novo casos em apenas sete dias.
Chile, Paraguai e Uruguai
Jarbas Barbosa disse que não se deve baixar a guarda. É preciso continuar a lavar as mãos, usar álcool em gel, máscara e manter a distância de pelo menos um metro do interlocutor.
Ele citou os exemplos do Chile, que reduziu a taxa de novas infecções em quatro vezes desde julho.
O Paraguai também baixou o número de novos casos desde setembro. E apesar de algumas notificações no Uruguai, o país conseguiu evitar a transmissão comunitária.
Fonte: ONU News
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas