PAMA-SP conclui inspeção programada do helicóptero H-50

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) concluiu a inspeção A/T (Manutenção programada, feita a cada três anos e 1.200 horas de voo, com o objetivo de realizar a verificação completa de corrosão da aeronave) do helicóptero H-50 Esquilo de matrícula 8780. No dia 3 de dezembro, a Unidade entregou o helicóptero ao Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN).

A aeronave denominada AS350, de fabricação nacional, opera na FAB desde 1986 e passou por inspeção programada na Linha de Revisão de Aeronaves do PAMA-SP.

A inspeção A/T consiste na manutenção programada cuja finalidade é analisar a integridade estrutural da aeronave assim como verificar e revisar, quando aplicável, sistemas ou componentes. Esse tipo de verificação leva em consideração o plano de inspeção do fabricante e boletins de serviços aplicáveis.

Ao longo da inspeção, a aeronave cumpre diversas etapas de trabalho que envolvem oficinas específicas e profissionais de diversas especialidades. Além disso, ao final da montagem, é realizada uma criteriosa inspeção de corrosão e ensaios não destrutivos, para finalmente proceder a pintura para proteção da estrutura da aeronave.

Após o cumprimento dessas etapas, são realizados ensaios de voo para verificação da operacionalidade de todos os sistemas com uma tripulação de militares do PAMA-SP.

Para o Suboficial Renato Barbosa Lemos, que é inspetor de qualidade, esta etapa é fundamental para que todas as checagens previstas na ficha de ensaios em voo sejam cumpridas conforme o manual de voo. O objetivo é garantir a performance ao longo das próximas 600 horas em que a aeronave irá operar nas diversas missões de instrução no Esquadrão.

Missão

O Esquadrão Gavião utiliza a aeronave H-50 como plataforma de instrução para formação de novos pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira. O PAMA-SP, com suporte da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), provê todo o apoio técnico especializado, logístico e material para que as aeronaves estejam aptas e seguras para o cumprimento da missão.

Após a entrega da aeronave, o traslado foi feito pela tripulação do Esquadrão Gavião até a Ala 10, em Parnamirim (RN). “Com o término da inspeção do H-50 8780, o PAMA-SP entrega ao 1º/11º GAV mais uma aeronave pronta para contribuir para a instrução dos novos pilotos de Asas Rotativas. Tal inspeção é de vital importância para que a Unidade consiga cumprir sua atribuição operacional e entregar à FAB pilotos qualificados e prontos”, destacou o Coordenador do Projeto H-50, Capitão Aviador Paulo Sergio Rosim Fernandes.

Nesse ano, essa foi a terceira aeronave H-50 que concluiu inspeção programada na Linha de Revisão do PAMA-SP e entregue para o Esquadrão Gavião. O Chefe da Divisão Técnica do PAMA-SP, Tenente-Coronel Aviador José Rodrigo Zanin, enfatizou a importância em apoiar logisticamente o projeto de aeronaves H-50. “Com a realização das inspeções A/T no PAMA-SP, mantemos a disponibilidade dessas aeronaves e garantimos o potencial logístico adequado à instrução no 1°/11° GAV”, concluiu.

Fotos: Sargento Souza Ramos / PAMA-SP

Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui