No dia 14 de abril, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de Juiz de Fora (ADESG/JF) realizou um evento com a palestra do Professor Guilherme Ventura, que abordou o tema “Um Olhar Preocupante Sobre a Geopolítica Internacional”. Entre os presentes no evento estavam o Delegado Mauro, o General Himário, Subcomandante da ESG, o Cel. Queiroz, diretor da ADESG/JF, o Prof. Márcio Borges, Primeiro Vice-presidente da ADESG Nacional, e demais Diretores daquela Delegacia de Juiz de Fora.

A iniciativa, liderada pelo Delegado Mauro, tem como objetivo dinamizar a região com temas de extrema relevância e importância para o Brasil, mesmo em um período em que o Curso de Política e Estratégia (CEPE) não está ocorrendo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).