De 30 de agosto a 3 de setembro, o Comando Militar do Norte (CMN) recebeu os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa – Campus Brasília, da Escola Superior de Guerra (ESG). O Comandante Militar do Norte, General de Exército Chalella, fez a abertura do evento e abordou sobre o Comando Militar do Norte, suas fronteiras, espaços estratégicos, operações e sobre o Macroprojeto CMN Amplo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A viagem à área do Comando Militar do Norte, na Amazônia Oriental, teve por objetivo conhecer na prática o que é visto em sala de aula, além de produzir e disseminar conhecimento na área de defesa com visão interdisciplinar. Para a Professora Doutora da ESG, Viviane Caminha, o curso é um diferencial uma vez que permite que os discentes façam as conexões entre teoria e prática. Os concluintes do Curso de Altos Estudos em Defesa, após 10 meses e apresentação de artigo científico, recebem o certificado de especialista em Defesa.

Para a Assessora de Comunicação da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Ministério Defesa, Adriana Fontes, conhecer em loco e estudar a Amazônia Oriental é singular. Já para o Coronel PM do Distrito Federal, o curso possibilita conhecer a importância estratégica das riquezas e da biodiversidade dessa área do País. “O Curso permite conhecer em loco, a dificuldade, a maravilha que é o ambiente operacional da Amazônia Oriental”, finalizou o Assessor do Gabinete do Comandante do Exército, Coronel Orlando. A segunda palestra foi realizada pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Miranda Filho, que abordou a 8ª Região Militar, braço logístico e administrativo do CMN.

Durante a visita os alunos conheceram a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), a Base Naval de Val-de-Cães, o 4º Distrito Naval e Ala 9. No último dia de atividades, os alunos conheceram o Pelotão de Fronteira de Clevelândia do Norte, no Estado do Amapá. Na ocasião, os alunos puderam conhecer onde começa o Brasil, além do trabalho dos militares nas áreas de Fronteira.

Para o Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Gobert, foi uma grata satisfação receber os alunos, e o mais importante possibilitar a eles essas experiências na área da Amazônia Oriental que poderão ser difundidas nas diferentes instituições as quais eles fazem parte.

Fonte: Comando Militar do Norte
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).