O Curso de #OSINT – Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas, ministrado pelos Delegados de Polícia Emerson Wendt (PCRS) e Alesandro Gonçalves Barreto (PCPI), destina-se a integrantes das forças de segurança pública, federal, estadual e municipal, membros do Ministério Público, bem como a advogados/as, profissionais de TI, jornalistas e pesquisadores, que podem utilizar as fontes abertas como mecanismo de pesquisa e de produção de conteúdo, seja para a atividade de inteligência, seja para investigação, seja para cibersegurança, seja para pesquisas jornalísticas ou acadêmicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos: conhecer e buscar dados livremente disponíveis na Internet, além de deixar de lado o secretismo e agregar valor às informações públicas disponíveis, assim expostas, voluntariamente ou não, pelos usuários da Internet. Nesse contexto, serão apresentadas inúmeras ferramentas de fontes abertas para coletar dados. O conteúdo disponibilizado no curso, juntamente com as atividades práticas realizadas, será de grande valia para os participantes.

Brinde: Na aquisição do ingresso, o aluno terá direito a 1 livro “Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas”, de autoria dos professores.

Foco e conteúdo: são 10 horas de aula (síncronas), com misto de teoria e prática, começando com conceitos de Internet, fontes abertas e fechadas; histórico; como tudo funciona: Políticas de Privacidade e Termos de Uso; Polícia, Judiciário e Ministério Público: Emprego de OSINT; Crime e Fontes Abertas; RH e Fontes Abertas; Dupla Verificação da Fonte; Técnicas de Coleta em Fontes Abertas; Palavras-chave; Ferramentas de Busca; Google Hacking; Google: Imagens, Trends, Alerts. Sites: ranking e whois. Reversa de imagens: Exif Metadata; Pessoas e Empresas; Transporte;  Redes Sociais;  Portal da Transparência: Federal, Estadual e Municipal; Agências Reguladoras; Fraudes Eletrônicas; Fake News, Eleições e Fontes Abertas.

Aula 1: Conceitos, Peculiaridades e Funcionalidades da #OSINT

Aula 2: Criando um perfil e um ambiente seguro para pesquisas

Aula 3: Engenhos de busca na Surface Web e na Deep Web (Google hacking etc.)

Aula 4: Fake News: Identificação, Checagem e Encaminhamentos de Bloqueio

Aula 5: Ferramentas de Pesquisas em Redes Sociais (ID, análise de vínculos, hashtags etc.)

Aula 6: Ferramentas de Pesquisas de Domínios e E-mails

Aula 7: Segurança cibernética e levantamento de vulnerabilidade e utilização de ferramentas disponíveis

Aula 8: #OSINT em sites governamentais

Aula 8: #OSINT CPF/CNPJ, pessoal & patrimonial

Aula 9: Ferramentas de registro de evidências online (HTTrack e outras)

Aula 10: Aspectos Legais e Plataformas Law Enforcement

Obs. 1: As aulas serão síncronas!

Obs. 2: São considerados integrantes das Forças de Segurança Pública: policiais federais, policiais civis, policiais militares, guardas municipais e integrantes das Forças Armadas.

Obs. 3: O curso está condicionado ao fechamento de uma turma mínima (30 alunos)

 

Saiba mais em: https://www.sympla.com.br/osint—curso-de-inteligencia-e-investigacao-criminal-em-fontes-abertas__1005161

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).