O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou, nessa segunda-feira (29), a cerimônia de estreia da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), junto ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A apresentação ocorreu no Teatro Pedro Calmon, em Brasília e faz parte da programação alusiva aos 80 anos da FAB.

Para abrir a noite de apresentações, a primeira obra executada foi composta pelo Tenente Paulo Rezende, em homenagem à Força Aérea Brasileira e ao Comandante da Aeronáutica, pela criação da Orquestra.

20211130 - Orquestra FAB - Alexandre Manfim 03.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O repertório contou, ainda, com músicas populares e eruditas, entre elas, O Lago dos Cisnes, Aquarela do Brasil e Garota de Ipanema.

OSFAB
A Orquestra foi criada com a missão de realizar atividades musicais para promoção da imagem institucional da Força Aérea, em âmbito nacional e internacional. Atualmente, conta com 136 integrantes, entre eles, violinistas, violistas, violoncelistas, contrabaixistas e harpistas, que ingressaram na Força por meio de processo seletivo.

ASCOM
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).